Chutebol é o esporte mais famoso, conhecido e adorado na galáxia, seguido por um numero quase infinito de fans, e também contem um numero quase infinito de times, equipes, seleções planetarias, seleções constelares e seleções etnicas. cada uma das quarenta e quatro raças inteligentes tem seu próprio time, os jogos sempre são épicos. quando você está viajando com sua nave pelos planetas menos desenvolvidos, é comum você avistar crianças praticando chutebol em terrenos vazios, sempre fingindo ser seus jogadores favoritos.

O chutebol é o esporte mais amado do universo, porque, além de seu carater esportivo e extremamente empolgante, ele também é usado para resolver disputas. Após anos de deliberação, o conselho pangalactico decidiu que o chutebol resolveria disputas entre raças, ou nações da mesma raça, e que o chutebol seria praticado no lugar da guerra, como uma forma mais economica e menos letal de conquistar planetas. Portanto, as pessoas gostam do chutebol porque, além de ser um bom esporte pra se ver, se o seu time perder você pode acabar tendo de se mudar de planeta.

Um time de chutebol é composto de três, cinco ou nove jogadores, divididos em três posições: Isca, Escudo e Chutador. o campo de chutebol é uma arena redonda, com duas meia-luas opostas, um quadrado no meio e dois portões posicionados junto das meia-luas. O objetivo do jogo é marcar Aws, que são pontos por acertar a isca. a isca por sua vez, corre em zigue-zague o tempo todo, tentando se livrar das bolas chutadas pelo time adversario. Se acaso um chutador errar a isca e a bola atravessar o portão adversario, um Aw é marcado para a equipe da isca. se acaso o chutador acertar a isca, três Aws são marcados para a equipe do chutador. Uma isca nunca pode sair da sua meia-lua, e um chutador nunca pode entrar nela. O jogo tem três etapas de 30 minutos, ao final das quais vence a equipe que conquistar mais Aws. Os jogadores do chutebol são idolatrados, amados, bajulados e entupidos de dinheiro. O melhor jogador do mundo atualmente é o Isca chamado Arlan, um shav'ashkaino que está atualmente jogando na equipe do IFC (Incendiarios Fundação de Chutebol, a equipe do planeta Shav'ashka, que gira em torno da estrela-negra-solitaria-que-ninguém-vê).